Como lavar roupas brancas

Roupas brancas podem meter medo na hora de lavar. Afinal de contas, quando as roupas são brancas, a sujeira e as manchas tendem a aparecer mais. Até mesmo uma pequena mancha pode parecer permanente.

Mas não tenha medo! Com alguns truques, é possível remover quase qualquer tipo de sujeira de uma peça branca de vestuário.

Fique ligado em nossas dicas:

Dica 1: Como separar as roupas

A primeira coisa é fazer um monte com as roupas completamente brancas. Não inclua nesse monte as peças que têm cores além do branco, os produtos que vamos usar podem tirar a cor dessas peças.

Depois, separe as peças que estão com uma sujeira mais pesada, como terra. Isso impedirá que essa sujeira vá parar em outra peça.

Também separe tecidos que coletam fiapos dos que soltam fiapos. Por exemplo, não lave junto uma toalha e uma calça de veludo, a não ser que queria encher sua calça de veludo de fiapos.

Também separe as peças de acordo com a etiqueta. Por exemplo, existem roupas brancas que não aceitam alvejante, outras aceitam. Tenha esse cuidado de separar por tipo de lavagem.

Dica 2: Como lavar

Se possível, utilize água quente. A água quente ajuda a soltar a sujeira das roupas, deixando a roupa branca mais branca. Verifique na etiqueta até onde você pode chegar com a temperatura.No entanto, utilize água fria para manchas. A água fria evita que a sujeira passe para outra peça.

Leia as instruções do sabão que estiver usando para descobrir a quantidade certa de produto a utilizar. Se você utilizar demais, isso acabará por sujar a roupa!

Verifique na etiqueta da roupa se é possível utilizar alvejante. Se sim, utilize o alvejante certo. A água sanitária é muito boa para remover manchas de roupas brancas, mas não utilize em excesso, ou você correrá o risco de manchar sua roupa. Você pode utilizar bicarbonato de sódio, suco de limão, vinagre e peróxido de hidrogênio como alternativas à água sanitária.

Para manchas amarelas, um truque é utilizar anil.

Dica 3: como secar

Antes de secar, inspecione as peças para ver se tudo foi removido. Isso é importante porque se você estiver usando uma secadora, o calor pode fixar a mancha. Se a mancha ainda não saiu, lave novamente.

Para secar as roupas, novamente verifique a etiqueta. Algumas peças só podem ser secadas em varal, outras aceitam secadora, mas especificam a temperatura de secagem.