Como lavar roupas coloridas

Todo mundo no início tem medo de lavar roupas coloridas! Parece que a qualquer passo em falso, elas podem manchar ou perder a cor completamente!

Nós entendemos o drama. Mas seguindo alguns passos simples, é possível lavar roupas coloridas sem medo. Siga nossas dicas:

Dica 1: Como separar as roupas

A primeira coisa a se fazer é separar as roupas por cor. Faça 3 montes: roupas claras: cinzas, beges, rosinhas, etc; roupas escuras: azul marinho, preto, vinhos; e intermediárias: laranjas, vermelhos, verdes, etc.

Também separe de acordo com o tipo de lavagem roupa aceita. Roupas delicadas, como lingerie, não aceitam máquina de lavar porque podem estragar. Nesse caso, é melhor lavar à mão. Verifique na etiqueta também a temperatura da água para lavagem. Em geral, água quente é melhor para remover sujeira, mas roupas coloridas normalmente só aceitam água fria.

Também separe as peças mais encardidas para serem lavadas a parte porque a sujeira nelas podem passar para outras roupas durante a lavagem.

Por fim, se você está lavando uma peça de roupa nova, talvez seja interessante lavá-la a parte para verificar o comportamento dela durante a lavagem, por exemplo, se ela vai soltar tinta.

Dica 2: Como lavar

Faça uma pré-lavagem das roupas com sujeira mais pesada. Use sabão de coco para remover a sujeira nos pontos mais pesados. Se a peça estiver realmente suja, deixe de molho por uns 30 minutos. Só então passe para a máquina de lavar roupa. Isso vai evitar que a sujeira da peça manche as outras roupas na máquina de lavar.

É muito importante prestar atenção na etiqueta da roupa. Ela indicará a temperatura da água a ser utilizada, e se é possível utilizar alvejante para roupas coloridas.

Não exagere na quantidade de sabão. Verifique a embalagem do produto para saber a quantidade de sabão a ser utilizada. Sabão em excesso pode manchar a roupa. Também, se possível, utilize sabão líquido quando for utilizar máquina de lavar. O sabão em pó pode dissolver mal dependendo da máquina e ficar encrustado na roupa, manchando-a. De qualquer forma, sempre dilua o sabão em um pouco de água ao colocar no reservatório da máquina. O mesmo deve ser feito com o amaciante.

Utilize uma quantidade de água razoável. O nível da água deve cobrir todas as roupas. Usar muita roupa ao mesmo tempo com pouca água acaba por acarretar em problemas como: o sabão não dilui completamente, o sabão não se espalha homogeneamente, a roupa não entra em contato com o sabão, entre outros.

Dica 3: Como secar

Roupas coloridas podem ser secadas no varal ou em secadora. Se for usar o varal, dê preferência para secar à sombra, em local bem ventilado. O sol, com o tempo, desbota as roupas. Na secadora, preste sempre atenção na temperatura que pode ser utilizada. A temperatura está na etiqueta da peça.