Como tirar manchas das roupas

Esse é um dos assuntos que mais nos questionam, isso se deve porque é muito comum você manchar uma roupa. Às vezes acontece por algum acidente, você estava tomando um vinho e alguém esbarrou em você e sem querer o seu vinho caiu na sua blusa branca novinha. E outras vezes por distração mesmo como deixar uma meia vermelha junto com várias outras roupas brancas e estrago estará feito.

Mas antes de iniciar com dicas de como você pode tirar manchas da sua roupa, é necessário conhecer bem o material da roupa que você está trabalhando. O algodão, um dos tecidos mais resistentes, é o que mais aguenta as técnicas de como tirar manchas. E o camurça em contra partida é um dos tecidos mais frágeis, mancha até mesmo com respingos de chuva.

Primeiro ponto, conheça bem a sua roupa, pesquise em várias fontes como o material da sua roupa se comporta com outros produtos e com determinados tipos de lavagens.

Aqui abaixo, iremos exemplificar com o tecido de algodão. Como é o tipo de material de tecido mais comum entre as roupas dos brasileiros, optamos por ele para descrever nossos exemplos.

Mancha de sujeira

Essa toda mãe que tem um filho ou filha que seja feliz já passou por essa situação. Crianças são as campeãs em manchar roupas de sujeira. Mas depois dessadica você não irá mais brigar com seu filho só porque ele resolveu entrar de cabeça na poça de lama do jardim ao lado.

Vamos lá!

  1. Primeiramente com a roupa seca e uma escovinha, tire todo o excesso de barro da roupa. Se a roupa ainda estiver úmida, espere secar.
  2. Após esse processo, você vai ver que sua roupa ainda vai estar manchada. Então aplique 100ml de vinagre para cada 100ml de água em cima da roupa. Deixe alguns minutos e lave normalmente.
  3. Se após a lavagem, sua roupa ainda demonstrar manchas, aplique sabão líquido para roupas em cima com um pouco de água e esfregue sem muita força para não estragar o tecido fazendo movimento circular. 
  4. Após isso, lave normalmente a roupa.

Mancha de lavagem feita por outra roupa

Esse é o caso da meia vermelha que foi  esquecida na máquina junto com várias outras roupas brancas. É muito provável que se você passou por isso, é que todas suas roupas brancas agora sejam rosa. Se você não gostou do novo tom, há um jeito de resolver seguindo esses passos abaixo:

  1. Pegue uma panela grande que caiba a sua roupa e encha de água ao ponto de cobrir a sua roupa.
  2. Coloque essa água para ferver.
  3. Quando ferver, desligue o fogo e deixe sua roupa manchada de molho mergulhada na água fervida por alguns minutos.
  4. Depois tire a roupa com muito cuidado para não se queimar e coloque abaixo da água natural ou gelada, posteriormente só estender você já vai ter reparado que sua mancha saiu.

Nesse vídeo explica com detalhes como você pode tirar manchas ocasionadas por outras roupas.

Mancha de vinho

Ao contrário do tópico acima, jamais use água quente para limpar mancha de vinho. Se você acabou de ter a roupa sendo manchada por vinho, rapidamente pegue um papel toalha e tente absorver o máximo possível. Depois em casa, siga esses processos para tirar a mancha:

  1. Aplique sal em cima da mancha e deixe por 5 minutos. O sal ajuda absorver o vinho.
  2. Posteriormente coloque 3 colheres de vinagre branco para cada 1 litro de água. Aplique essa mistura até cobrir a sua roupa e deixe de molho por 10 minutos.
  3. Depois é só lavar a sua roupa normalmente que a mancha já terá saído.

Essas foram algumas dicas de como tirar manchas de sua roupa. Tem vários outros tipos de manchas com técnicas diferentes. Vamos tentar mais para frente escrever outros artigos abordando esse assunto.