Entendendo as especificações de uma lavadora

Centrífuga, top-load, turbilhonamento… o mundo da lavanderia tem tantos termos específicos que as vezes é difícil pra quem está procurando uma lavadora de roupas para comprar entender o que realmente está comprando.

Por causa disso, resolvemos criar um pequeno glossário dos termos utilizados na lista de especificações de uma máquina de lavar, assim você não terá mas dúvidas sobre o que uma lavadora é capaz de fazer!

Tipo de lavadora

Indica o tipo de máquina de lavar. Esse tipo diz muito sobre as capacidades de uma máquina. Os tipos podem ser:

  • Automática – faz tudo por você sem precisar colocar a mão
  • Semi automática – faz tudo por você, mas precisa de monitoramento
  • Tanquinho – é um tanque, com turbilhonamento pra ajudar
  • Mini lavadora – maquina de lavar de pequena capacidade pra caber em qualquer lugar
  • Lava e seca – depois de lavar também seca (a maioria só centrifuga)
  • Secadora – só faz a secagem

Nós já fizemos um artigo completo sobre os tipos de máquina de lavar aqui no blog, confira!

Capacidade

Indica quantos quilos de roupa seca a máquina aguenta por ciclo de lavagem. Quanto maior a capacidade, mais roupa ela aguenta por vez, ou seja, mais forte ela é. Mas também, mais cara ela é.

A melhor capacidade a escolher nem sempre é a maior. Escolha uma capacidade que condiga com o tamanho da sua família. Se é só um casal e um filho pequeno, 6kg é mais que o suficiente. Para famílias de 6 pessoas, 12kg já faz mais sentido.

Programas de lavagem

Programa de lavagem é o tipo de ciclo de lavagem que a máquina vai fazer. Por exemplo, ciclo completo, 2 molhos, roupas delicadas, e assim por diante.

Níveis de água

A maioria das máquinas de lavar permite você selecionar o nível de água dentro da máquina. Isso é relacionado à quantidade de roupa que você vai colocar pra lavar. Se a maquina permite colocar um nível menor, isso é bom porque economiza água e tempo de lavagem.

Tipo de abertura

Indica onde está a tampa da máquina. A maioria das máquinas de lavar tem a abertura superior ou top load. O sistema de lavagem dessas máquinas é por agitação. O outro tipo é a abertura frontal ou front load. O sistema de lavagem nelas é por gravidade.

Sistema de lavagem

Como a máquina lava as roupas.

  • Agitação: mais comuns nas máquinas de lavar. Uma coluna central com pás agita a roupa ao lavar.
  • Turbilhonamento: mais comuns nos tanquinhos. Não existe uma coluna central, ao invés disso, uma base com pás agita a água e o movimento da água lava as roupas
  • Tombamento: sistema das máquinas front load. O barril da maquina gira, fazendo as roupas caírem da parte de cima e essa agitação lava a roupa.

Temperatura da água

Algumas lavadoras fazem o aquecimento da água a ser usada na lavagem. A água quente facilita a remoção da sujeira, portanto, é uma funcionalidade ótima. A desvantagem é que ela gasta muito mais energia elétrica.

Centrifugação

A maioria das máquinas fazem centrifugação, ou seja, giram o tambor o mais rápido possível, fazendo a água sair das roupas. É o modo da máquina “torcer” a roupa sem danificá-la. Quanto mais rápido, mais seca ela entrega, mas a centrifugação não é secagem, já que o resultado são roupas úmidas.

Consumo de água

Índica quanto de água a máquina gasta no ciclo completo. Máquinas com mais capacidade gastam mais água. Seja sempre consciente quanto ao uso de água, pois é um recurso caro e cada vez mais escasso.

Consumo de energia

Indica quanto de energia elétrica a máquina gasta no ciclo completo.

Eficiência energética

O INMETRO faz o trabalho de testar as lavadoras de roupa e dar uma nota para elas de acordo com a capacidade de lavagem frente ao consumo energético.

As notas vão de A a E, sendo A a melhor nota e E a pior nota. Máquinas que consomem até 0,031 kWh por ciclo por quilo de roupa ganham nota máxima.

Visite o site do INMETRO e escolha uma das categorias de máquinas de lavar para verificar os índices e notas das máquinas que você está interessado.

Deixe uma resposta