Quais são os tipos de máquina de lavar

Com tantas opções de máquina de lavar roupa no mercado, não é a toa que as pessoas as vezes ficam paralisadas ao tentar escolher uma que seja mais adequada ao seu padrão de uso.

Portanto neste artigo, nós da AGA Laundry vamos ajudar você a entender quais são os tipos de máquina de lavar que existem e indicar qual o melhor uso para cada

Os tipos que existem são:

  • Mini lavadora
  • Lavadora tanquinho
  • Lavadora semiautomática
  • Lavadora automática
  • Lava e seca

Mini lavadora

As mini lavadoras são lavadoras com turbilhonamento como as tradicionais, mas a principal característica é o tamanho menor.

Por causa do tamanho menor, elas tem uma capacidade máxima de 3kg.

O que parece ser uma desvantagem, na verdade tem vantagens para solteiros que moram sozinhos:

  • Tem o tamanho diminuto e cabe em qualquer lugar (até mesmo no banheiro)
  • Lava bem rápido, com ciclos de até 15 minutos

Lavadora tanquinho

As lavadoras tanquinho possuem um turbilhonador assim como as máquinas de lavar, mas em geral não possuem um programador de lavagem, ou seja, somente batem roupa da maneira que você configurar.

A principal característica dela é que normalmente elas tem um esfregador, como um tanque de área de serviço comum.

Os tanquinhos em geral são mais baratos que as lavadoras tradicionais.

Se você tem pouca roupa e gosta da alternativa de esfregar para retirar até mesmo a sujeira mais forte, o tanquinho é pra você!

Lavadora semiautomática

Uma máquina semiautomática vai fazer muita coisa automaticamente, mas não tudo.

A semiautomática turbilhona a roupa, enxágua e até centrifuga, mas cada etapa é feita separadamente e para passar de uma etapa para outra, você precisará intervir.

Isso quer dizer que uma semiautomática lava a roupa direitinho, mas precisa de sua atenção em algumas etapas do processo para fazer todo o serviço.

A vantagem é que, como você supervisiona, você pode definir que etapas você quer executar. Elas também são mais baratas e costumam gastar menos água que as totalmente automáticas.

Lavadora automática

As lavadoras automáticas, como o próprio nome diz, lavam a roupa, do início ao fim, automaticamente.

As automáticas permitem a programação de um ciclo completo, ou seja, você seleciona o tipo de lavagem e coloca a roupa dentro da lavadora e a máquina faz todo o serviço: molha, turbilhona, enxágua e centrifuga.

Essas são as mais práticas de usar, porque não requer nem sua atenção durante o processo. Também existe uma variedade de capacidade, sendo que as mais caras podem dar conta de até 16kg por vez.

No entanto, esses modelos também são os mais caros do mercado.

Lava e seca

As lavadoras até agora fazem uma coisa: lavam roupa. Algumas tem centrifugação, ou seja, retiram o excesso de água e deixam a roupa pronta para pendurar em varal (é como se torcessem a roupa).

Já as lavadoras do tipo lava e seca realmente secam a roupa. Elas usam uma combinação de centrifugação e ar quente para entregar uma roupa completamente lavada.

Essas lavadoras tem algumas vantagens, entre elas:

  • São ótimas para serem usadas em localidades onde o inverno é muito úmido e sem sol, porque dispensa a secagem no varal
  • Ocupam menos espaço do que se você tivesse que usar uma secadora separada

Como você já pode imaginar, as lavadoras do tipo Lava e seca são as mais caras dessa lista.

Bonus: secadora

As secadoras são aparelhos dedicados a secar roupa. Em lugares frios e úmidos, elas são muito convenientes e até necessárias para a lavagem de roupa.

As secadoras utilizam uma combinação de ar quente e ar frio para secar a roupa.

Existem secadoras que utilizam energia elétrica para esquentar o ar e existem secadoras à gás. Secadoras a gás são mais econômicas para grandes famílias.

Bonus 2: front load x top load

As máquinas de lavar mais comuns no Brasil são aquelas em que você coloca a roupa através de uma abertura por cima. Essas são chamadas de top load.

As máquinas que a gente está mais acostumado a ver nos filmes e séries, e são mais comuns nos Estados Unidos, têm uma abertura na frente da máquina. Essas são chamadas de front load.

Vantagens das máquinas top load:

  • Você pode parar a lavagem a qualquer momento, mesmo com a máquina cheia de água
  • São mais práticas de carregar e descarregar
  • Ocupa menos área de corredor na lavanderia, já que o carregamento é por cima

Vantagens das máquinas front load:

  • Agridem menos a roupa
  • São mais duráveis
  • Ocupa menos espaço de lavanderia se você tiver vários aparelhos, já que é possível embutir a lavadora no armário ou empilhar a secadora com a lavadora

Conclusão

Neste artigo nós demos uma passada nos vários tipos de lavadoras de roupa que existem no mercado.

Esperamos que este artigo tenha sido útil para você fazer sua própria escolha!

Deixe uma resposta